Clientes GovernetEsqueceu a senha?

|
Notícia

Senado compartilha boas práticas de sustentabilidade com órgãos da administração pública

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), o Senado recebeu representantes de órgãos públicos de outros estados e do Distrito Federal para compartilhar experiências sobre boas práticas de sustentabilidade na administração pública.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, ressaltou que o Plano de Gestão de Logística Sustentável está cada vez mais inserido na realidade da Casa. O ponto de partida para o maior envolvimento dos servidores, afirmou Ilana, foi a redução de 90% dos copos descartáveis, que foram substituídos por copos de vidro em 2015.

— Desde então, o Senado não comprou mais copos descartáveis. Acho que essa foi a primeira lição, e acredito que tenha sido o que destravou o PGLS. As pessoas entenderam que era melhor participar, e foi um ótimo resultado. Depois disso, começamos a trilhar um caminho que mudou o comportamento das pessoas. Mas ainda existem muitas pessoas que não estão sensibilizadas. E essa sensibilização é muito importante para que possamos seguir em frente — disse Ilana.

O diretor-executivo de Gestão do Senado, Márcio Tancredi, destacou que, ao longo dos últimos anos, a questão ambiental tornou-se centro do planejamento estratégico das organizações, especialmente as públicas.

— O Senado tem uma série de projetos, e espero que, ainda neste mês, a gente consiga lançar a nossa estratégia de compras sustentáveis, para que possamos adquirir coisas melhores, por preços menores e mais adequadas ao uso ambiental — afirmou.

Representando a Câmara dos Deputados, o coordenador do projeto EcoCâmara, Luiz Vicente da Costa, ressaltou que o momento é de comemoração, já que a sustentabilidade está mudando de patamar, transformando-se em um conceito transversal.

— O desafio é mudar uma visão cultural que existe relacionada à sustentabilidade, mostrando que vai além de simplesmente abraçar árvores e envolve muitos aspectos, como a gestão de resíduos. A gestão sustentável é ambientalmente adequada, economicamente viável e socialmente justa — destacou.


Práticas sustentáveis

No painel intitulado "Planejamento Estratégico Sustentável: aspectos teóricos e práticos", a diretora da Central de Compras do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Vírginia Bracarense, falou sobre a criação do sistema  TáxiGov, ferramenta de transporte de servidores públicos por meio de agenciamento de táxis, que busca atender os servidores e colaboradores do Executivo federal, em Brasília, que necessitam se deslocar em função do trabalho.

— A partir do momento que eu consigo ir no ponto central da minha necessidade, respondendo o que eu preciso e para que eu preciso, eu consigo me debruçar sobre como eu posso prover isso da melhor forma — salientou.

Adriana Tostes, representante do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, falou dos aspectos econômicos relacionados à sustentabilidade.

— O pilar econômico tem tudo a ver com os conceitos do Dia do Meio Ambiente: reduza, repense e reutilize. Reduza o seu consumo para reduzir o seu descarte; repense o seu modo de trabalhar, porque você vai trabalhar com menor esforço e mais resultado; e reutilize o que o seu colega do lado está fazendo, porque você é servidor público e todos trabalhamos pela causa pública — explicou.

Já Marcia Dieguez Leuzing, procuradora do Estado do Paraná em Brasília, lembrou que a disseminação das informações é fundamental para que haja maior engajamento da população.

— Para que o indivíduo participe, ele precisa de informação.

Representante do do Tribunal de Contas da União (TCU), Delenda Assunção Araújo afirmou que a articulação coletiva do órgão foi essencial para "viabilizar as diversas medidas transversais".

Durante o evento, também foi lançado o livro Viveiro do Senado em quatro estações: um olhar sobre a fauna, flora e arquitetura, organizado pelo Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado.

Notícia publicada em 05/06/2018. Fonte: Agência Senado.




Indique para um amigo!


















Voltar para lista de notícias

Governet Editora Ltda.

CNPJ/MF nº 07.316.919/0001-38

Endereço: Rua Teffé, 977
Bom Retiro   •   Curitiba/PR   •   CEP: 80520-110

Telefone: (41) 3338-7328   -   Fax: (41) 3434-4224

E-mail: governet@governet.com.br

atendimento@governet.com.br