Clientes GovernetEsqueceu a senha?

|
Notícia

Universidades conhecem projeto de dimensionamento da força de trabalho no serviço público

Pró-reitores de Gestão de Pessoas das Universidades Federais conheceram, nesta quinta-feira (30), o projeto do novo modelo de gestão de dimensionamento da força de trabalho para os órgãos do Governo Federal. A iniciativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) foi apresentada durante o Fórum de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe) das Instituições Federais de Ensino Superior, que está sendo realizado em Maceió.

A proposta é uma parceria do Ministério com a Universidade de Brasília (UnB). "Esta é mais uma iniciativa do governo para se aproximar do meio acadêmico, em busca de soluções para enfrentar os desafios da gestão de pessoas. A adoção desta metodologia vai permitir uma melhor identificação e redução das lacunas entre a força de trabalho de hoje e as necessidades futuras", afirma Fernando Siqueira, secretário adjunto de Gestão de Pessoas.

Em cinco anos, o projeto pode gerar uma economia de R$ 193,5 milhões para o governo. Nesse período, serão realizados os aprimoramentos e as customizações da metodologia para os órgãos integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). O uso da metodologia ainda diminuirá o tempo gasto para a análise da força de trabalho. Atualmente, este estudo é realizado em dois anos. Com o modelo, ele será feito em três meses.

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/MP) utilizará o modelo como base para suas estratégias no setor. Um exemplo prático de uso da metodologia está na autorização para novos concursos públicos. Nos órgãos, a aplicação vai ajudar na adequação do quantitativo ideal de pessoas, apontar indicadores de necessidades de automação e realizar o mapeamento de processos e de competências.

Notícia publicada em 30/11/2017. Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.




Indique para um amigo!


















Voltar para lista de notícias

Governet Editora Ltda.

CNPJ/MF nº 07.316.919/0001-38

Endereço: Rua Teffé, 977
Bom Retiro   •   Curitiba/PR   •   CEP: 80520-110

Telefone: (41) 3338-7328   -   Fax: (41) 3434-4224

E-mail: governet@governet.com.br

atendimento@governet.com.br